quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CONHECENDO AS ARMADILHAS DO INIMIGO NO JARDIM DO ÉDEM

Conhecendo as armadilhas do Inimigo no Jardim do Éden

O jardim do Éden no hebraico significa "lugar delicioso", "lugar aprazível" - Esse é o lugar que Deus colocou o homem - é um lugar de delícias.

Gênesis 3.1

Em Gênesis 1.27 a palavra revela que Deus deu autoridade ao homem para dominar sobre todos os animais.

Adão e Eva tinham autoridade sobre os animais e domínio sobre eles, logo, eles tinham domínio sobre a serpente.

Percebamos que o diabo usou a serpente para poder enganar Eva.
Essa é a arte-manha do maligno, ele usa aquilo que podemos dominar, pois se ele vem em forma de humano, Eva diria:

“Sai daqui porque não te conheço! Aqui somos eu e meu esposo!”.

Se ele vem como o que ele é - demônio, Eva fugiria dele ou expulsaria para longe dela.

Ele sabia que Eva não fugiria da serpente, pois ela e Adão dominavam a serpente, e tinham autoridade sobre a serpente.

Hoje nós dominamos rádio, televisão, Internet, nosso corpo etc.

E o diabo quer usar isso para nos enganar.

A serpente era a mais astuta dos animais - percebemos que o diabo incorporou na serpente sendo ela a mais esperta dos animais.

Podemos entender que a sabedoria e esperteza da serpente não lhe foram suficiente para não ser usado pelo diabo.

Com isso podemos aprender que a sabedoria da serpente foi usada pelo inimigo como ferramenta para a maldição.
Que possamos não permitir que o inimigo use nossas ferramentas para maldição.
Na parte final desse versículo a serpente faz uma pergunta colocando uma afirmativa, querendo saber o que havia dito Deus, e fazendo uso de uma linguagem como que se Deus havia dito a Eva algo que Ele não disse

Gênesis 3.2

A mulher explica ao diabo na serpente o que Deus havia dito – não sabendo ela que estava para ser confundida em seu raciocínio.

Não devemos dar assunto ao diabo. E sim a Deus.

Gênesis 3.3

Eva conta o que Deus havia dito.

Deus havia dito que eles não deveriam comer da árvore do jardim, pois caso come-se ou toca-se nela, eles passariam a ter uma carne mortal e não imortal, e passariam também a conhecer o bem e o mal, isto é ser conhecedor das coisas más (as coisas boas já conheciam) e podendo fazer uso delas, ou seja, optar pelo que é incorreto.

Porque aquela árvore estava no jardim do Éden?
Deus não colocou o homem lá para ser feliz, então porque Deus permitiu aquela árvore lá no jardim?

Deus colocou aquela árvore no jardim para o homem usufruir do seu direito de livre arbítrio.

Deus permite a árvore para respeitar o livre arbítrio humano, porém o orienta mostrando as conseqüências do “comer” ou “tocar” na árvore.

Perceba-se que Eva (e conseqüentemente também Adão) tinha conhecimento da vontade de Deus no que se refere à árvore.

Observa-se nesse versículo que a árvore estava no meio do jardim – isso nos declara uma profunda verdade da Palavra de Deus.
Embora não temos a medida do jardim, imaginemos ser dividido em 11 estradas iguais de cumprimento, logo o meio seria a estrada de numero seis.
Assim Adão e Eva poderiam ter liberdade de caminhar no jardim em dez estradas e apenas uma levaria onde estava a árvore do bem e do mal.

Tem pessoas que ainda não estão comendo da árvore e nem tocando nela, mas estão andando na estrada do pecado – e quem os ver nessa estrada acaba pensando que estão comenda da árvore do bem e do mal (que figura o pecado)

Gênesis 3.4

A serpente agora começa a debater com a palavra de Deus dita a Eva. E assegura Eva de que ela não morrerá, ou seja, a serpente tentar convencer Eva de que Deus mentiu – mas sabemos nós que Deus não mente e que n’Ele está toda a verdade.

A serpente mentiu para Eva dizendo lhe uma mentira, sendo que essa mentira da serpente vai diretamente contra o que Deus disse.

Devemos ter cuidado, pois em nossos dias a trama do diabo ainda é a mesma, ou seja, ele tenta convencer a humanidade de que o pecado não mata e não faz mal.

Gênesis 3.5

A serpente agora justifica a sua mentira para Eva lhe dizendo uma meia verdade, ou seja, no versículo anterior o diabo disse o que Deus não disse, isto é, que eles não iriam morrer.
Agora o diabo diz à verdade que Deus disse, ou seja, que eles seriam como Deus.

Resumindo: o diabo disse uma mentira e a justificou na verdade.

Se analisarmos o começo desse versículo, descobriremos que o diabo passou a Eva a idéia de que Deus só disse que eles iriam morrer pra poder eles não ser como Deus, isto é, conhecedor do bem e do mal.

Quando Eva ouviu a mentira da serpente e a justificativa dessa mentira em algo que Deus havia dito, fica claro de que Eva acaba tendo uma pressão psicológica e racional.

Notemos a sagacidade do maligno

O diabo agiu fazendo uso de meia-verdade.

Ficamos, pois atentos.

Apenas esclarecer que “ser igual a Deus” dito pelo Senhor no caso de Adão e Eva, se baseia em ter conhecimento do mal – não é no contexto de ser poderoso ou glorioso como Deus.

Observamos que “ser igual a Deus” no contexto do diabo foi de ser como Deus em glória e poder.

Deus o lançou por terra.

Gênesis 3.6

Aqui vemos tudo que tem no mundo pecaminoso

A Bíblia declara em 1 João 2.15-17:

“(I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
(I João 2:16)-Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
(I João 2:17)- E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
Em I João 2.16 declara que a concupiscência da carne, a
concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo, ou seja, contém no mundo pecaminoso.

Eva viu que a árvore era boa para sem comer, ou seja, ela desejou alimentar do que é proibido, ou seja, ela teve uma concupiscência da carne.
Eva viu que a árvore era agradável aos olhos, ou seja, ela cobiçou com olhos o que é proibido, ou seja, ela teve uma concupiscência dos olhos.
Eva viu que a árvore era desejável para dar entendimento, ou seja, ela desejou ter entendimento que é proibido, ou seja, ela teve uma soberba da vida.
Eva teve o que se descreve em 1 João 1.16.Antes de comer da árvore – Eva já teve desejos pecaminosos, mas mesmo tentada não havia pecado, até comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (símbolo do pecado).

O versículo descreve que Adão comeu com Eva, ou seja, comeram juntos.
Ela não comeu e depois ele comeu, mas comeram juntos.
Provavelmente Adão estava perto de Eva quando essa foi comer da árvore.
O homem Adão não foi responsável com a sua família, sendo ele, sacerdote e cabeça da sua casa.

Gênesis 3.7

Os olhos deles foram abertos, ou seja, eles deixaram de serem inocentes, e aqui se finaliza o período da inocência.

Quando a inocência com a sua pureza se encerram devido o pecado, eles percebem a nudez de si mesmo e eles ficam envergonhados.

A nudez espiritual e física desses pecadores estava exposta.
Eles logo arrumaram uma forma de resolver o problema, acabam arrumando um meio deles para poder esconder a nudez.

Nos dias de hoje muitas pessoas escondem a sua nudez espiritual através de folhas chamada religiosidade, filosofia, relativismo, hipocrisia e muitas outras coisas.

Mas à frente veremos como Deus mostra seu amor a eles lhes dando vestes de sacrifício.

Jesus no calvário morreu para que a nossa nudez devido ao nosso pecado seja tapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário