quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Faz Um Milagre em Mim

A MUSICA DE ZAQUEU

Acerca dessa musica que tem feito sucesso, inclusive no mundo secular.

Tenho ouvido pessoas dizerem que essa música ouvida ao contrário significa louvores ao diabo. Não querendo entrar nessa questão até por falta de provas claras que aprove ou desaprove tal opinião. Descreveremos apenas o que a Bíblia revela em análise desta musica.

A Bíblia é clara em enfatizar que não há comunhão entre luz e trevas.
Sabemos que uma musica que louva e adora a Deus em meio secular pode ser uma fonte de evangelismo de tamanha grandeza, mas existe uma diferença entre louvores espirituais sendo cantado por incrédulos, e uma musica que “louva a Deus” ser vulgarizada como esta que tem sido cantada em diversos ritmos e nada tem contribuído como propagação do amor de Deus, mas em verdade, tem sido escarnecida e secularizada.

Na estrutura do hino contém o seguinte trecho:
Como Zaqueu eu quero subir o mais alto que eu puder “
Quando cantamos essa musica estamos desejando agir segundo a expressão que o hino sugere.
Nesse trecho o desejo é de ser como Zaqueu, mas esse trecho explica o porquê de ser como ele:
Quero ser como Zaqueu para subir o mais alto que eu puder. Aqui se deseja agir como Zaqueu quando subiu na árvore com intuito de ver o Senhor Jesus. Mas a atitude de Zaqueu foi reprovada por Jesus quando lhe ordenou a descer depressa. (Lucas 19.5)
O hino sugeri a subir bem alto, o mais alto possível, só pra ver o Senhor Jesus, mas Jesus não agradou de ter Zaqueu subido, e a ordem de Jesus Cristo foi
“desça depressa porque hoje me convém repousar em sua casa”. (Lucas 19.5)
O desejo de Zaqueu era ver Jesus, e por isso queria subir bem alto, mas para ele ver Jesus teve de:
1º Ouvir Jesus

Obedecê-Lo em suas ordens.
3º Mudar de posição e atitude;

4º Descer depressa.
Perceba que para Zaqueu agradar á Jesus, não foi desejando subir alto... só pra ver e olhar pra Ele , como sugere o hino. Mas Ele ouviu a voz de Cristo e obedeceu suas ordenanças, daí ele mudou de atitude e posição (qual antes estava) e então desceu apressadamente indicando a obediência da ordenança de Cristo. E recebeu Jesus com muita alegria.
Jesus ensina: Para me ver não é subindo, mas sim, me ouvindo
A pessoa de Zaqueu o qual o hino sugere é, de antes de ter um encontro com Jesus, e se seguirmos a risca o hino, seria impossível ele encontrar-se com Jesus, pois esse encontro se daria em ter uma atitude contrária ao que o hino sugere logo o Zaqueu que ao cantar o hino somos comparados, é o Zaqueu antes de nascer de novo (aceitar o Salvador). O Zaqueu convertido, não desejou subir o mais alto que puder, mas desejou ajudar os necessitados (os pobres) recebendo de Deus à dádiva de socorro, desejou restituir aqueles que possivelmente ele defraudou e assim tornou-se um homem agradável aos olhos do Rei.

Sou pequeno de mais – O problema de Zaqueu era se achar pequeno de mais para ver o Mestre, pois a multidão o impedia de ver, por isso ele desejou subir, pois assim conseguiria vê-lo, pois do alto se ver mais fácil o que está embaixo, porém foi uma atitude desaprovada e nada agradável ao Mestre. Se acharmos pequeno para Jesus estar perto der nós ou se existam multidões que nos impede de vê-lo. Nós não precisamos subir em nada para ver o Mestre, pois Ele mesmo nos fará o convite e se obedecermos a Sua palavra terá a benção de tê-lo em nossas casas.
O conceito de religião nos originais da Bíblia Sagrada é “esforço humano para se achegar a Deus” – Logo o que Zaqueu fez foi um esforço humano para se achegar a Deus, pois ele se esforçou e ali esta implicando simbolicamente a religião, mas Jesus deixou claro que não é com esforço humano que se ver o Mestre, mas sim obedecendo a Palavra d’Ele, pois Ele é a real religião. Porque foi o esforço humano para nos achegar até a Deus. Ele se esforçou morrendo por nossos pecados para nos levar á Deus, por isso Ele é a nossa religião e a ele devemos obedecer hoje e sempre.

Zaqueu recebeu Jesus com alegria, quando decidiu agir em posição contraria ao que o hino ensina.

O hino sugere: “chamar sua atenção para mim” (Chamar atenção de Cristo)
O motivo não era chamar atenção, mas sim vê-lo. Porém quem chamou a atenção foi Jesus: que chamou a atenção de Zaqueu.

Diorgeton Almeida

Sobre Zaqueu na Biblia – Lucas 19

Diorgeton - pregando o Evangelho da paz

Ministério Evangelístico Lançai a Rede
"plantando a semente do evangelho

e cultivando vidas"

Atuando na área de ensino e pregação
didial_jesus@hotmail.com

ministerioevangelisticolancaiarede@hotmail.com

Levando as vidas o evangelho de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário